A quarta edição do Seminário Brasil-Alemanha de Inovação apresentou as principais tendências em inovação e tecnologia. Contando com a parceria institucional de diversas entidades públicas e privadas do Brasil e da Alemanha e com o patrocínio das empresas BASF, Bayer, SAP e Siemens, além do apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o tema escolhido para esta edição foi Indústria 4.0 (Manufatura Avançada).

Sua abordagem foi feita a partir de diferentes perspectivas, considerando, além das visões de empresas de grande porte e das tendências para o futuro, o ponto de vista das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e o atual cenário da indústria automatizada.

Entre os palestrantes estiveram presentes renomados executivos e convidados do governo e de instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTIs), brasileiros e alemães, incluindo o Instituto Fraunhofer de Engenharia de Software Experimental, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre outros representantes do setor privado.

Simultaneamente ao Seminário, ocorreu, no mesmo dia e local, a Feira de Carreiras para ex-bolsistas do DAAD e do Ciência sem Fronteiras (CsF), composta por um evento matchmaking e painéis temáticos (“Startups”, “Oportunidades da indústria 4.0” e “Competências para o futuro”).  Essa ação teve como objetivo fornecer ao estudante em fase final da sua graduação e aos recém-graduados ou pós-graduados instrumentos para se inserirem no mercado de trabalho com mais facilidade.

FOTOS DO EVENTO

PROGRAMAÇÃO E PALESTRANTES

9h15 – Credenciamento e welcome coffee

9h45 – Abertura
Dr. Wolfram Anders – Presidente da Câmara Brasil-Alemanha e Vice-Presidente Executivo Robert Bosch América Latina
Paulo Stark – Vice-Presidente da Câmara Brasil-Alemanha e Presidente e CEO da Siemens do Brasil
Martina Schulze – Presidente do Conselho Diretor do Centro Alemão de Ciência e Inovação
Georg Witschel – Embaixador da Alemanha no Brasil

10h – Palestra: Visão da Alemanha para a Indústria 4.0 – Dr. Andreas Heindl, representante da ACATECH
Descritivo: Apresentar de que forma a Alemanha vem tratando a quarta revolução industrial e também algumas experiências ao redor do mundo;

10h30 – Painel – Diferenciais competitivos providos pela Indústria 4.0.
Digital Enterprise e a competitividade industrial – Paulo Stark, Presidente e CEO da Siemens no Brasil
Industria 4.0 e formação dual – Dr. Wolfram Anders – Vice-Presidente Executivo Robert Bosch América Latina
Programas e Instrumentos para a Inovação na Industria 4.0 – Álvaro Toubes Prata – Secretário de Desenvolvimento Tecnológico do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)
Experiencias ao redor do mundo – Dr. Alexander Werbik, representante da ACATECH
Descritivo: Demonstrar de que forma os atributos da Industria 4.0 podem tornar as empresas de todos os portes mais competitivas;

12h – Brunch

13h – Palestra: Pitch de jovens inovadores – FEBRACE/USP

13h15 – Palestra: “Internet of Things”: Enabler for Future Innovations in all Sectors of Industry & Society – Prof. Dieter Rombach, Instituto Fraunhofer de Engenharia de Software Experimental
Descritivo: Diferenciar o IoT da Indústria 4.0, além de esclarecer as diversas aplicações possíveis para o setor privado e sociedade.

13h45 – Painel – Oportunidades entre o Brasil e a Alemanha ligadas à Indústria 4.0.
AgroStart – Acelerando ideias, promovendo soluções digitais no campo – Almir Araujo Silva, Gerente de Marketing Digital América Latina, S-APS/MCD / Regional Digital Marketing – Crop Protection Latin America, BASF
Indústria 4.0 – Um caminho para a Manufatura Avançada – João Teixeira – Supervisor de Engenharia de Manufatura – Automação Industrial e Infraestrutura da Volkswagen do Brasil
Oportunidades bilaterais – Florian Remann – Coordenador do Componente Cadeia de Valor da Central Alemã de Cooperação Internacional (GIZ)
Ações da MEI para Inovação e Manufatura Avançada – Gianna Sagazio, Diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Manufatura Avançada na prática – Herman Augusto Lepikson, Diretor, Instituto Senai de Inovação em Automação
Descritivo: Evidenciar a partir da visão de empresas e instituições de diferentes áreas as principais oportunidades existentes entre o Brasil e Alemanha em negócios e parcerias que envolvam tópicos relacionados à Indústria 4.0;

15h15 – Coffee Break

15h30 – Palestra: Advanced manufacturing in Germany between social and technological innovation – consequences for work organisation and society – Prof. Dr. Jürgen Howaldt, responsável por pesquisas sociais da Universidade TU Dortmund
Descritivo: Expor os principais reflexos da quarta revolução industrial para a sociedade e de que forma o assunto vem sendo tratado ao redor do mundo.

16h00 – Painel – Brasil 4.0 (Digital)
Uma abordagem estrutural para a Transformação Digital – Fernando Faria, Líder das Práticas de Educação, Saúde e Setor Público da SAP América Latina.
O Caminho para Indústria 4.0 – Paulo Roberto dos Santos, Gerente Regional de Produtos para América Latina da Festo
Aspectos legais e segurança juridica – Dennys Antonialli, Diretor Executivo da InternetLab
Agenda 4.0 – Marcos Vinicius de Souza – Secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)
Manufatura Avançada e a agenda do BNDES – Luiz Daniel Willcox, Gerente do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa da Área de Indústria de Base do BNDES
Descritivo: Apresentar os desafios e oportunidades para o Brasil chegar até a quarta revolução industrial e também o que já foi aprendido em outros países (foco na Alemanha).

17h30 – Encerramento
Paulo Stark – Vice-Presidente da Câmara Brasil-Alemanha e Presidente e CEO da Siemens do Brasil

18h – Início da cerimônia do IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação